top of page
Foto do escritorMariana Andrade

Madam C. J. Walker



Sarah Breedlove, conhecida como Madame C. J. Walker (1867-1919), foi a primeira mulher, e mulher negra, dos Estados Unidos a ser registrada como milionária, tendo construído sua fortuna por si mesma por meio da empresa Madam C. J. Walker Manufacturing Company que era especializada na venda de produtos para cabelo para as mulheres negras.  


Sarah era filha de ex-escravos e a primeira filha a nascer após a libertação da escravidão. Ficou órfã aos 7 anos e começou a trabalhar desde à infância como empregada doméstica. 


A Netflix, em 20 de março, lançou a minisérie dramática "A vida e a história de Madame C. J. Walker" foi baseada na biografia "On Her Own Ground" escrita por A'Lelia Bundles, tataraneta da protagonista. A Madam é interpretada por Octavia Spencer, que é simplesmente brilhante em sua atuação.


A minisérie é muito cativante, por vezes triste, mas também muito divertida. É retratada na série a jornada de C. J. Walker desde seu trabalho como lavadeira até o grande sucesso como empresária dona de um grande negócio de produção de produtos para cabelos negros.  


Inicialmente, vendeu o produto contando sua história por ter sofrido de caspa, calvície e outras doenças do couro cabeludo, as quais eram comuns na época. Na série, alguns fatos da sua biografia são modificados, porém as mudanças, ao meu ver, não são muito significativas. 


C. J. Walker também foi uma grande filantropa e se tornou patrona das artes. Ademais, acreditava na independência das mulheres negras e formou um exército de vendedoras.

É um símbolo de luta, empoderamento e conquistas, super inspirador! 


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page