Oi! Hoje é o dia mundial do café e vou falar da minha forma de estudar e me organizar pra, quem sabe, você não precisar mais de tanto café para estudar! O primeiro passo é a anotação: anote tudo que você tem de importantes, desde tarefas até resoluções de ano novo.
ATENÇÃO: Tenta não colocar as metas como se fossem sacrifícios, p.ex: não tomar refrigerante, mas sim, beber coisas mais saudáveis. Agora vamos pegar uma folha e dividir em 4 partes.
As coisas importantes são relacionadas a projetos de longo prazo (tipo essas resoluções de ano novo). As urgentes são coisas que você já deveria ter feito ou estar fazendo. Algo pode ser tanto urgente quanto importante, e aí vai pro quadrante 1.
O primeiro quadrante deve ser seu foco. O segundo precisa de programação para não serem esquecidas. O terceiro você pode delegar ou tentar resolver logo no menor tempo possível. O quarto quadrante deve ser o último a ser focado e só depois que todo resto estiver feito. Essa é uma atividade que você pode fazer sempre, mas é bom que seja com o máximo de frequência possível, depois de um tempo será intuitivo fazer isso.
Agora vamos separar essas coisas entre atividades e projetos, projetos são resoluções maiores, que exigem diversas atividades, por exemplo, tirar notas altas exige atividades como estudar x horas, ler y livros, etc. Atividades são operações práticas que podem ser mensuradas, p. ex: estudar por 4 horas, não existe dúvida se a atividade foi realizada ou não. No início do ano faço esses quadrantes para minhas resoluções de ano novo e divido as atividades que terei que fazer para alcançar. No início do semestre anoto tudo que já está agendado (provas, aniversário, tudo que eu precise me programar antecipadamente) e logo que agendo uma atividade nova já anoto.
Outra divisão que faço é entre anotar atividades e compromissos, atividade já expliquei, mas compromisso tem a diferença de ser algo que tem data certa para acontecer ou dependem de outra pessoa. Coloque como compromisso se você quer que seja um hábito.
Tento manter as atividades (trabalhos, postagens e produtos a serem entregues) prontas uma semana antes de serem compromissos. No início tinha dificuldade de fazer isso, então anotava a data de entrega errada, colocava que a atividade tinha que estar pronta uma semana antes do que realmente era o compromisso. Logo depois descobria que não era para aquele dia e já estava pronto mesmo. O nome disso é superestimar atividades, eu faço de uma forma bem grande, mas normalmente é feito para atividades que você não sabe bem quanto tempo vai demorar para fazer ou que tem uma grande tendência de surgir imprevistos, p.ex: trabalho em grupo.
4 DICAS RÁPIDAS:
(1) Regra dos 2 minutos: Se algo pode ser feito em 2 minutos, faça agora. Muitas coisas vão sumir da sua lista e manter as coisas mais organizadas.
(2)Começar pelas coisas que você gosta e/ou acha mais fáceis.
(3) Organização não é algo individual, exige que você comunique as pessoas que prefere ser demandado somente em tal horário ou as deixar sabendo quais são os horários em que você está livre, seja com familiares ou colegas de trabalho.
(4) Algumas vezes não estaremos tão bem para fazer algo e tudo bem, para isso que a organização serve, para você conseguir adiar ou ficar mais alinhado com o que precisa ser feito.
Para concurso é bom fazer um apanhado dos últimos editais, assim você terá noção do quanto será necessário estudar. Costumo categorizar e contabilizar o número de questões de cada categoria que caíram nas últimas provas para ter uma linha de base a ser seguida.
Dedique um tempo para organizar e planejar o estudo. Responda essas perguntas: (1) O que é prioritário estudar agora? Definir as matérias e prioridades primeiro ajuda a responder as próximas perguntas. (2) Como será meu método? Flashcards, revisão, exercícios, etc. (3) Quanto estudarei por dia e de quais matérias? Para mim funciona o método pomodoro. (4) Onde está o material? Seja resenhas da internet, livros, canetas, papel ou artigos, separe tudo que será estudado antes, depois de um tempo você terá alguma noção de em quanto tempo lê ou resolve uma certa quantidade de exercícios.
Depois de se organizar por essas perguntas seu estudo não será tão interrompido e parecerá mais fluído. Experimente diferentes formas de estudo para diferentes temas, muitas vezes fazer exercícios funciona para um tópico, mas para outro não.
Para facilitar de achar informações gerais coloco essas marcas aqui:
Você pode se organizar em agendas ou aplicativos o importante é atualizar com regularidade.
Independente de se em bullet journal ou aplicativo, tento manter todas as informações num lugar só. Datas importantes, notas, listas do que fazer e tudo que precise encontrar de forma rápida.
Já em livros coloco marcadores coloridos, sendo cada cor equivalente a função do trecho grifado (trecho teórico, aplicação prática, frase interessante, etc). Muitas vezes é difícil escolher o que grifar, pois tudo parece importante, então criei a máxima de só grifar palavras chave, ou o início e o fim da sentença, para não ficar tão confuso e cheio de cores. Também escrevo pensamentos, dúvidas e associações que me ajudem a aprender perto do grifo.
Em aula costumo anotar de qualquer jeito em folhas de rascunho e uso o momento de passar para o caderno como uma revisão. No caderno anoto o número da aula, o texto base que foi lido para ela e a data em vermelho.
Para não perder tempo desenhando no caderno imprimo as imagens e escrevo nelas mesmo. Perto da prova ou em uma terceira oportunidade releio, grifo palavras-chave e faço adendos de conhecimentos posteriores. Isso é bastante importante (mesmo que você faça um caderno virtual, escrito no word) para achar mais fácil informações que sejam necessárias para trabalhos e consultas depois.
Algo que me ajuda muito é fazer associações, por exemplo para aprender hiragana fiz associações diversas. Outra coisa é tentar transformar aquele conhecimento em algo útil/prático e quando tenho que exercitar a memória insiro notas em lugares facilmente visíveis.
Para atualizar currículo ou lattes deixo tudo que fiz anotado numa pasta e coloco todos os certificados lá e nas férias atualizo de uma vez. Fiz no início da graduação uma planilha na qual coloco tudo que já fiz e que possam ser colocadas no currículo (além do histórico escolar).
Indico o curso gratuito da Veduca de organização pessoal em tempos de home office!
Nome do app que uso: Memorigi
Você pode baixar o modelo dessa planilha por esse link.
Quais são suas formas de se organizar e estudar? Você tem formas diferentes? Conta pra gente no nosso post do instagram!
Comments