top of page

Experiência em um Congresso de Psicologia Organizacional

Olá afetianos


Hoje falarei um pouco sobre a minha experiência no Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT). Antes irei falar sobre como foi o processo até a apresentação.

Durante dois anos da minha graduação participei de uma pesquisa em psicologia organizacional sobre liderança abusiva, orientada pela professora Juliana Guedes Almeida. O objetivo era investigar os fatores relacionados a este fenômeno multidimensional. Realizaram-se entrevistas, análises quantitativas e qualitativas, e análises estatísticas para construir os itens, e validá-los analisando se correspondiam a elementos que integravam o fenômeno da liderança abusiva.

Além da investigação dos aspectos da liderança abusiva, também foi contemplado o fenômeno da liderança ética, com intuito de analisar quais os fatores que estariam presentes no que é considerado como um pólo oposto da liderança abusiva. Com isso, o meu trabalho na CBPOT centrou-se em investigar as “Evidências de Validade da Versão Brasileira do Índice de Clima Ético”.

Mas afinal, o que seria isso?

O clima ético segundo Treviño, Butterfielde Mccabe (1998) refere-se a características da organização que apoiam ou não, atitudes e comportamentos éticos. A pergunta realizada foi: como medir o clima ético de uma empresa? Como identificar fatores reforçadores das dinâmicas e ações éticas das instituições?

Foram elaboradas escalas para responder a estes questionamentos, como a de Victor e Cullen (1998), entretanto, a escala nunca foi corroborada e se baseava em um modelo antigo. Sabendo disso, Arnaud (2010), a partir do modelo de tomada de decisão ética, elaborado por Rest(1984;1986), construiu o índice de clima ético.


Rest baseou sua teoria em 4 processos psicológicos básicos :

Sensibilidade moral - Reconhecimento de um dilema moral

Julgamento Moral- Realizar um julgamento moral

Integridade Moral- Estabelecer uma intenção moral

Caráter moral - engajamento em um comportamento moral.


A partir da escala de Índice de Clima Ético, elaborada por Arnaud (2010), o estudo que apresentei na CBPOT tinha como objetivo determinar o quanto a escala brasileira do Índice de Clima Ético - ICE estava adequada em suas propriedades psicométricas, ou seja, averiguar se a adaptação da escala para o Brasil era válida.

A pesquisa contou com 1.308 participantes que responderam um questionário online. A escala original, em inglês, foi submetida a uma tradução e retradução (Brislin, 1970). Após isso, foi avaliada por 5 juízes, a fim de analisar se os itens eram pertinentes aos fatores, se eram compreensíveis e relevantes. Após isso, restaram 36 itens.

Para análise de dados, realizou-se dois estudos. O primeiro contou com uma análise fatorial e uma confirmatória. Ao final os resultados sugeriram que o modelo originalmente proposto estava alinhado teoricamente e corroborava a estrutura fatorial proposta pelo ICE. O estudo 2, teve como objetivo retestar a estrutura fatorial em uma ampla amostra e checar novamente as evidências de validade por meio de uma análise confirmatória de primeira e segunda ordem.

Ao final os resultados foram positivos e evidenciaram que o ICE proposto é adequado para mensurar o clima ético no contexto de trabalho.



Se você tem interesse em Psicologia Organizacional este ano terá o evento. Acontecerá em Curitiba com o tema "A CRISE NO TRABALHO: “NOVAS” QUESTÕES PARA CIÊNCIAS E NOVOS DILEMAS PARA A PRÁTICA”.

Período: 8 a 11 de julho

Submissão de trabalhos: até dia 4/03. Corre que ainda dá tempo!

Mais informações : https://cbpot2020.sbpot.org.br/



Se você tem interesse em liderança abusiva cheque a dissertação da professora Juliana Almeida com título: “Os fins justificam os meios?”: desempenho, liderança abusiva e adoecimento. Está disponível online no repositório da Biblioteca da UnB.


Referências

Arnaud, A. (2010). Conceptualizing and Measuring Ethical Work Climate: Development and Validation of the Ethical Climate Index. Business & Society, 49(2), 345- 358.


Brislin, R. W. (1970). Back-Translation for Cross-Cultural Research. Jornal for Cross-Cultural Research, 1(3), 185-2016.


Rest, J. R. (1984). The major components of morality. In: W. M. Kurtines & J. L. Gerwitz (Eds.) Morality, moral behavior and moral development(pp. 24-38),New York,Wileyey.


Rest, J. (1986). Moral development. Advances in research and theory. New York, Praeger


Treviño, L. K., Butterfield, K. D., & McCabee, D. L. (1998). The ethical context in organizations: Influences on employe attitudes and behavior. Business Ethics Quarterly, 8(3), 447-476.


Victor, B., & Cullen, J. B. (1988). The organizational bases of Ethical Work Climates. Administrative Science Quartely, 33(1), 101-102

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page